sábado, abril 30, 2011

Você sabia que Tróia fica na Turquia?

Todos conhecemos a história de Tróia, principalmente depois que essa bela história da mitologia grega foi estrelada pelo famoso ator hollywoodiano Brad Pitt, na pele do herói Aquiles. Mas poucos de nós, porém sabemos que esta cidade da Ilíade de Homero, fica localizada no território Turco. Tróia foi identificada no final do século XIX por Heinrich Schliemann no monte Hissarlik, na planície dos Dardanelos, na costa noroeste da Turquia. Duas das chamadas Sete Maravilhas do Mundo encontram-se na Turquia: o Templo de Artemisa em Éfeso e o Mausoléu de Halikarnassos em Bodrum. Segundo a história local, o templo de Artemisa, localizado em Éfeso, foi o maior templo do mundo antigo, construído em 550 a.C, para a deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens. Diz-se que era composto por 127 colunas de mármore, com quase 20 metros de altura cada uma, o equivalente a um prédio de 6 andares. Hoje, restam só as ruínas do grande templo, com um pilar original e algumas esculturas e objetos do templo, expostos em Londres.
Esta área contém na verdade um grande número de cidades que foram sendo construídas e destruídas em um mesmo lugar durante séculos, sendo que uma destas cidades seria Tróia.
Não se sabe até que ponto a história da conquista de Tróia pelos gregos é verdadeira. Entretanto, a lenda de Tróia é lembrada nesta cidade com monumentos erigidos em sua homenagem, e a conservação de ruínas da época da gloriosa Tróia que podem ser visitadas pelos turistas. A cidade até mesmo recebeu a réplica do cavalo de Tróia usada na superprodução, como presente após o termino das filmagens.


O Mausoléu de Halikarnassos foi uma tumba, construída por diversos arquitetos gregos, contratados pela rainha Artemisia, um soberbo monumento sobre os restos mortais do seu rei, marido e irmão. Era enorme, adornado por uma estátua do rei Mausolus e por esculturas de mármore com cenas da mitologia. Daí o nome mausoléu passou a significar um monumento em memória dos que morriam e deveriam ser lembrados, como Mausolus. Esta "maravilha" provavelmente foi destruída por um terremoto entre os séculos XI e XV. As suas pedras foram reutilizadas em construções locais.

Outros pontos a se visitar na Turquia é a praia de Alanya, onde nadou Cleópatra, e Demre, onde viveu São Nicolau (Santa Claus). No leste do país encontra-se o Monte Ararat onde, segundo a lenda, encalhou a Arca de Noé.

Nenhum comentário: