sábado, abril 30, 2011

4.2 – POPULAÇÃO



Segundo dados do MRE (Ministério das Relações Exteriores), até o final de 2009, a população da Turquia era de aproximadamente 72,6 milhões de habitantes, um número pouco menor do que a população da região Sudeste do Brasil.

Se fizermos uma comparação entre o número em milhões de habitantes, dos últimos anos, este número variava entre 66,6 milhões em 2000, percebemos que a população turca está sofrendo uma moderada expansão, demonstrando que o envelhecimento e declínio da população, que já afligem alguns países europeus, só pesarão sobre a Turquia em décadas futuras.

A Turquia se divide basicamente em três etnias:

• Principais; os turcos que variam entre 70 e 75%.

• Curdos, que representam 18% da população.

• Outros, 7 e 12% de etnias variadas.

Os curdos são uma parte populacional da Turquia que se considera nativa do Curdistão. Esse povo reside na Turquia, mas possui idiomas e costumes próprios. Sabe-se que há curdos espalhados em diversas regiões do Oriente Médio.

O idioma falado na Turquia é principalmente o turco, mas há os idiomas, curdo e das minorias árabes, armênia e grega.

Nesta população, 99,8% são islâmicos, de maioria sunita. As outras religiões representam apenas 0,2% da população.



4.3 - IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO



Analisando o IDH da Turquia ao longo dos anos, precisamente desde 1980 para cá, percebe-se que houve um aumento no índice de 0,93% ao ano.

Até o ano de 2009, o IDH da Turquia chegou a 0,806, um número que pode ser considerado elevado de acordo com ranking mundial. O IDH apresenta uma medida composta de três dimensões do desenvolvimento humano: expectativa de vida, educação ou alfabetização e paridade do poder de compra (PPC)

Entretanto, entre os componentes do IDH, somente a renda bruta é pouco sensível a mudanças políticas de curto prazo. Por esse motivo, as mudanças no índice de desenvolvimento humano são atualizadas num intervalo mínimo de dois anos.

O Índice de Desenvolvimento Humano de 2009 se refere à situação dos países até 2007, e coloca a Turquia na 79ª posição no ranking do IDH mundial. Os países são classificados dentro desses aspectos em valores médios entre 0 e 1.

Um comentário:

Rebeca Fersan disse...

Você esta de parabéns pelo trabalho...