sábado, abril 30, 2011

4.4 - CLIMA

A Turquia está rodeada por cerca de 8.333 quilômetros de litoral. São quatro os mares que banham o país: O Mar Negro a norte, o Mar da Marmara a noroeste, o Mar Egeu a oeste e o Mediterrâneo a sul. Por este motivo, as regiões da Turquia apresentam climas relativamente diferentes entre si. Algumas cidades como Istambul têm invernos frios e úmidos, por vezes com neve e chuvosos em algumas épocas. A primavera é quente e úmida com temperaturas que variam entre 12°C e 21°C. O verão é seco com uma temperatura média de 26º entre junho e setembro. Istambul também é uma região onde venta bastante.

Nas zonas costeiras, o clima é temperado e ameno, e pode ser quente ou frio, dependendo do Mar Mediterrâneo. Mesmo no verão quando a temperatura chega a 30ºC, há uma suave brisa do Mar refrescando a atmosfera. As cidades próximas aos territórios banhados pelo mar Egeu têm invernos frios e chuvosos e verões quentes e relativamente secos, com a precipitação anual entre 580 e 1300 mm.

As regiões encostadas no Mar Negro são mais chuvosas. Chove-se praticamente o ano inteiro nessas cidades, e a média anual é de 2500 mm no extremo leste do litoral. As temperaturas médias são, contudo, consideravelmente mais baixas do que em outras zonas marítimas do país. Isto ocorre graças aos verões excessivamente quentes, e aos invernos muito frios, em uma temperatura média de 6°C.

A Turquia apresenta regiões montanhosas entre a Cordilheira Pontica junto ao Mar Negro e os Montes Taurus junto ao Mediterrâneo. Principalmente a Anatólia oriental é uma região muito montanhosa. O ponto mais elevado do país é o cume do Gran Agri, a leste, com 5.137 metros em relação ao nível do mar. Essas montanhas impedem a influência do mar Mediterrâneo sobre o clima no interior da Turquia, e as regiões longe da costa acabam sofrendo climas de rigorosos invernos. As temperaturas nas montanhas entre Irâ e Armênia, por exemplo, podem chegar a cerca de -30 a -40 °C, com neve no terreno até 120 dias do ano. Nessas regiões montanhosas, o verão chega a outro extremo. As temperaturas chegam a cerca de 30°C a 40°C e grandes diferenças de temperatura entre dia e noite. Isso ocorre especialmente em algumas regiões da Anatólia.

Nenhum comentário: