sábado, abril 30, 2011

4.1.8 – Dicas turísticas



                              Piscinas naturais de Pamukkale. Fonte: http://www.freewebs.com/jaqubbe/wondersofturkey.htm

Dois lugares são especialmente interessantes para se conhecer na Turquia. Embora não façam parte das principais cidades destacadas acima, estas regiões são especialmente notáveis, por fatores conhecidos no âmbito mundial. Estamos falando de Pamukkale, com suas piscinas térmicas naturais, e Tróia, com seu lendário palco para a famosa Guerra da Ilíade de Homero.

Situada na zona de Denisli na Turquia , Pamukkale é um dos mais bonitos pontos turísticos turcos. Seu nome que significa literalmente, castelo de algodão, se deve aos terraços de rocha branca e brilhante, na forma de lavatórios semi-circulares, de vários tamanhos, que se encontram em forma de cascata no pequeno monte.

Essas cascatas petrificadas de Pamukkale são, na verdade, originadas a partir de nascentes de água quente que fluem para a superfície, formando depósitos de cálcio. O material foi antigamente utilizado para construir a cidade vizinha Hierápolis.

Quando as águas termais emergem e a pressão deixa de ser tão elevada, o dióxido de carbono, em grande quantidade na água, vaporiza e o carbonato de cálcio decai, formando gradualmente as formações rochosas que compõe a paisagem. Pessoas do mundo inteiro se se encontram em Pamukkale para desfrutar um banho nas águas quentes das piscinas naturais dentro das rochas.

Há uma lei na Turquia que proíbe qualquer construção próxima às ricas cascatas de cálcio de Pamukkale. Isso é benéfico, pois preserva essa maravilha natural da Turquia

Nenhum comentário: