sábado, abril 30, 2011

4.1.7 - Konya

                                                         Museu de Mevlana em Konya


Konya é uma das primeiras cidades habitadas na história da humanidade, e ainda contém traços de muitas civilizações antigas que lhe confere a atmosfera de uma cidade-museu. Existem duas lendas interessantes a respeito desta cidade. Uma delas diz que o herói mítico grego Perseu matou um dragão que havia assolado a cidade. O povo criou então, um monumento especial para homenageá-lo, um obelisco de pedra com o ícone de Perseu esculpido nele. Este evento deu à cidade o seu nome, Ikonyon, ou Icônio. Já os muçulmanos contam outra história.

Dizem os muçulmanos que dois dervixes, amigos de Deus, estavam fazendo um passeio pelos céus dos países distantes de Horasan em direção ao oeste. Quando sobrevoavam as terras da região central da Anatólia, um perguntou ao outro, "Esta é a Terra?" ("Mi Konayim?"). O outro respondeu: "Claro que a terra". (“Kon ya”). Portanto, eles desembarcaram e fundaram a cidade de Konya.

Konya é o coração da indústria da Turquia de grãos.

Mergulhada na tradição, é um dos lugares mais conservadores e religiosos do país, mais conhecido como o lar adotivo de Celaleddin Rumi, o místico Sufi que fundou a seita Whirling Dervish. Hoje ainda é um centro de prática e ensino do Sufismo. A tradição sufista será explanada de maneira mais detalhada em capítulos à frente.

Um dos destaques para os visitantes é o Museu de Mevlana, o alojamento anterior dos dervixes.

A história de Konya remonta à era pré-histórica, mais precisamente ao sétimo milênio a.C. A cidade foi governada pelos hititas, frígios, lídios, persas, romanos e bizantinos e otomanos.

Em 1867, a cidade foi afetada por um grande incêndio e em 1873 sofreu uma grave fome. No século 19 a cidade parecia pobre e negligenciada e as muralhas da cidade estavam em ruínas e até mesmo as mesquitas estavam em péssimas condições. Muitas das mais recentes casas eram feitas de tijolos. A atividade comercial era lenta. Mas no final do século, em 1896, foi aberta a estrada de ferro para Eskisehir e a atividade comercial foi reavivada, principalmente após 1902, com o desenvolvimento de máquinas agrícolas. A época do sultão Abdul Hamid II foi produtiva para Konya. Transportes, educação e obras de restauração da cidade floresceram como um todo.

Nenhum comentário: