sábado, abril 30, 2011

4.1.6 - Gaziantep


Ruínas de Zeugma em Gaziantep. Fonte: http://www.acpasion.net/

Gaziantep é uma das províncias modernas do leste da Anatólia, Região Sul e também uma das mais antigas de origem hitita. É o centro de cultivo de pistache na Turquia e com sua vasta produção de Oliveiras e vinhas e vinhedos, Gaziantep é um dos importantes centros industriais da Turquia. enormes mosaicos de Zeugma, que representam a cultura local e são referência quando se fala em turismo pela Turquia. Relata-se que Alexandre, o Grande construiu uma ponte unindo as margens do rio Eufrates, próxima a Gaziantep, no Sul da Turquia. Eram duas cidades, Seleucia e Apamea, em margens opostas do rio. A travessia no ponto mais favorável era chamada Zeugma, que se tornou o nome da região a partir do séc.I. Os mosaicos famosos de Zeugma foram transferidos para este famoso museu de arqueologia de Gaziantep.


A cidade já pertenceu aos assírios, persas, romanos, os bizantinos. É uma cidade, assim como as outras, rica em mesquitas, pousadas e banhos.

Um dos destaques é o Yesemek Open Air Museum. O museu acolhe peças de cerâmica da idade Neolítica, vário objetos, figuras e selos da Idade do Bronze, pedras e objetos de bronze, joias, cerâmicas, moedas, objetos de vidro dos hititas, persas, romanos e dos períodos de Bizâncio, os ossos e restos de um mamute.

m suas paredes estão expostos os
A comida de Gaziantep tem uma influência especial sobre a culinária turca com o seu rico sabor. Sua variedade de sopas, pratos de arroz, os kebabs, almôndegas, etc. are among the most favorite. estão entre os mais favoritos. Além disso, Local desserts include baklava , kunefe, burmali kadayif, sari burma, mashed pistachio and milk fat. Gaziantep é famosa por um prato chamado 2) The delicious lahmacun (a kind of pizza in Turkish Cuisine ) .Lahmacun, uma espécie de pizza da culinária turca.

Gaziantep é uma das cidades mais desenvolvidas na agricultura, indústria e comércio. It has its pistachio known by the name of the city. Tem seu pistache conhecido pelo nome da cidade. E mantém uma gama de 120 produtos diferentes de exportação para 40 países.

Com vários museus e lugares sagrados, certamente é necessário mais do que um dia para conhecer Gaziantep, uma das cidades mais velhas do mundo.

Nenhum comentário: