sábado, abril 30, 2011

4.1.5 – Bursa


                                        Mesquita Cami Yesil, a Mesquita verde de Bursa. Fonte: http://wowturkey.com

Conhecido como "Green Bursa", esta província está em encostas mais baixas da Uludag (Monte Olimpo da Mísia, 2.543 m) na região de Mármara de Anatolia. O título "verde" de Bursa vem de seus jardins e parques.


Esta cidade é a terra de um dos mais famosos e saborosos pratos da comida turca, o Iskender Kebap. Consiste em lascas finas de carne de borrego (filhote de cordeiro), assadas em espeto, servidas em tiras sobre tiras de pão turco e cobertas com molho de tomate e manteiga, podendo ser polvilhada com salsa e acompanhada por um montinho de iogurte.

Bursa é um centro de comércio da seda (casulos de seda primeira vez que foram trazidos para cá com as caravanas da Rota da Seda) e fabricação de toalhas. É também a terra natal do famoso folclore turco, figuras Karagöz, o teatro das sombras.


Karagöz é o herói do teatro de sombras turco e árabe. Conta a lenda que ele viveu no século XIV, na época em que a grande mesquita de Bursa estava sendo erguida. Seus duelos verbais vivos e grotescos paralisaram as obras de construção da mesquita. Em vez de trabalhar, os pedreiros punham seus instrumentos de lado e ouviam os longos e divertidos discursos de Karagöz e Hadjeivat. O sultão soube de suas façanhas e ordenou que ambos fossem enforcados. Mais tarde, com remorso pelo seu ato aceitou a ideia de um dos cortesãos de trazer Karagöz e Hadjeivat novamente à vida na forma de figuras de couro brilhantemente coloridas e translúcidas e sombras numa tela de linho: Karagöz com seu nariz adunco, barba negra, olhos astutos de botão e a mão direita gesticulando violentamente; e Hadjeivat vestido de mercador, cauteloso e meditativo, de boa índole e sempre sendo enrolado.

O teatro de sombras era a diversão predileta tanto do povo quanto da corte do sultão. Era apresentado em casamentos e circuncisões.

Por ser a primeira capital Otomana, Bursa é muito rica em monumentos religiosos, mesquitas, túmulos e banhos. Um dos lugares para ser visitado em Bursa é o Cami Yesil, com a sua entrada em mármore esculpido, um dos melhores da Anatólia. É uma construção elaborada e significativa na Turquia novo estilo.

Nenhum comentário: