sábado, abril 30, 2011

4.1.4 - Adana ou Seyhan

A grande Mesquita de Adana. Fonte: http://www.acpasion.net



Adana, a quarta maior cidade da Turquia, fica no interior do Mar Mediterrâneo, no sul da Anatólia central. É um importante centro agrícola e comercial. Tem uma população de mais de 1,5 milhões de euros, tornando-se a quinta cidade mais populosa da Turquia. As pessoas desta região têm uma paixão por comida picante. Seu prato mais conhecido é o Adana Kebap - uma especialidade de carnes grelhadas apimentadas.


Adana é o centro de comércio, marketing e distribuição da planície costeira agrícola onde ele está localizado. As indústrias de Adana são têxteis, de couro curtido, lã transformada, máquinas agrícolas, de cimento, óleos vegetais e alimentos. Ali se produz algodão, arroz, trigo, cevada, gergelim, aveia, frutas cítricas, uvas, azeitonas e tabaco. Adana é também um importante centro para o comércio de ouro. Esta cidade tem excelentes ligações com outros centros urbanos, ferroviários ou rodoviários. A ferrovia Istambul, Bagdá passa por ela.

Há alguns monumentos de interesse histórico, tudo dentro de uma área muito pequena. O marco principal é a ponte de pedra romana sobre o rio Seyhan, com 200 metros de comprimento e 16 arcos. A ponte ainda está em uso, permitindo até mesmo o tráfego pesado

Nenhum comentário: