sexta-feira, abril 29, 2011

Tradições turcas

Algumas tradições e costumes turcos tiveram raízes principalmente religiosas, mas também históricas. Essas tradições podem ser coisas bem simples, como também podem envolver rituais sérios. Podemos citar, por exemplo, uma tradição deliciosa e muito comum no país: o chá.Outra tradição importante é a circuncisão dos meninos. Todas as crianças do sexo masculino, após os três anos de idade são levados às mesquitas, onde recitam orações. Após isso, o menino é levado para um hospital onde é circuncidado por um médico. Em seguida, permanece vestido como um príncipe entre os convivas que dançam e cantam em honra do pequeno rapaz que se tornou um homem.
O chá faz parte da vida dos turcos. É possível encontrar pessoas degustando um bom chá a qualquer hora do dia e em qualquer ocasião. Faz parte da hospitalidade, oferecer chá aos visitantes. Em lugares turísticos, o chá é servido em pequenos copos e geralmente tem o aroma de maçã.
O casamento turco é uma ocasião repleta de tradições comuns no país. Entretanto, existem diferenças entre o casamento realizado nas cidades, e o casamento realizado nos campos. Nos dois casos, a família reúne-se para festejar a nova união. Nas grandes cidades os casais escolhem com quem vão casar e é frequente a noiva se vestir do tradicional vestido branco e um véu.

No campo, os casamentos ainda são arranjados à moeda e corrente de ouro: as crianças são por vezes comprometidas desde muito cedo. A futura esposa prepara um enxoval completo, e assim nada faltará no seu lar. A tradição diz que a família do noivo paga a festa do casamento e dá ouro ao pai da noiva. No dia do casamento e a fim de proteger o casal da pobreza, prendem-se peças de ouro e joias ao vestido da noiva.
A música é muito importante para os turcos e está presente em quase todas as festividades. Um típico instrumento musical na Turquia é o saz, (uma espécie de bandolim de longo braço), que produz um som muito peculiar nas músicas orientais. Há também na Turquia, uma espécie de música clássica chamada de Sanat muzigi, que surgiu na época do império otomano e é executada em rituais sagrados como, por exemplo, os rituais dos Dervixes dançantes. Acontece na região do Egeu entre Dezembro e Março a luta entre camelos. Um dia antes chegam os condutores de camelos. Estes e os seus respectivos condutores vão cheios de ornamentos e vestimentas tradicionais. De tarde celebra-se uma festa de confraternização com comida, bebidas e música. Na manhã seguinte as pessoas reúnem-se na zona de luta com os seus alimentos para assistirem ao evento. O animal perde se cair, gritar ou recuar. Raramente ocorrem ferimentos graves no animal

Ainda na falando de música, existem algumas danças na Turquia, típicas do folclore daquele país. Podemos citar algumas delas:

• Horon: Uma dança da zona do Mar Negro, executada somente pelos homens, usando uma roupa preta cujo colete é ornamentado com pequenos pendentes de pratas. Os dançarinos executam movimentos muito rápidos ao som do “kemençe”, um instrumento típico da região.

• Kaşık oyunu: a danças das Colheres é uma dança da região de Konya e de Silifke executada por homens e mulheres em conjunto, vestidos com trajes muito coloridos e ritmando, se dança com duas colheres de madeira em cada mão, utilizada como castanholas.

• Kiliç-kalkan: a dança do “Sabre e do Escudo” é uma simulação de combate que ilustra a conquista da cidade. Dançada somente por homens, vestindo trajes dos primeiros soldados otomanos, ritmada pelo som do ferro contra ferro.

• Zeybek: dança de ritmo lento da região do Egeu, executada pelos homens. Cada homem representa um “efe”, personagem que representa a coragem e a bravura.

Existem outras tradições turcas diferentes. Basicamente, os turcos estão cercados por tradições desde o início da vida até a sua morte. É tradição a mãe de um bebê, por exemplo, permanecer em casa 10 dias antes da data prevista para o nascimento da criança e dez dias depois. Normalmente, a licença de maternidade é de 45 dias.

Logo após o nascimento da criança, murmura-se em seu ouvido qual será seu nome. Geralmente a criança recebe um nome de um parente e sempre tem um significado ao pé da letra. Os avós costumam oferecer à criança qualquer coisa que possa crescer, como uma árvore por exemplo. Depois de muitos anos, por ocasião de sua morte, o corpo é lavado com ervas perfumadas, e envolvido num pano branco. O féretro ou caixão verde, ou ainda coberto com um pano verde é levado à mesquita para o último serviço. O enterro é realizado entre o nascer e o pôr do sol.

É muito comum na Turquia, encontrar grandes casas de banhos. O banho turco tem as suas origens nos banhos tradicionais romanos e bizantinos e nos ritos pagãos. A parte mais importante da sauna situa-se por baixo do mármore. O responsável pela sala de banhos escova e lava o cliente. Depois da sauna descansa-se numa sala com uma temperatura refrescante

12 comentários:

Anônimo disse...

I am гegulaг rеadeг, how arе you everybody?
This paragraph posted at thіs website is in fact nice.


Feеl free to viѕit my рagе; V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

You сould certаinly ѕee your enthusiasm within the woгκ
уοu write. The world hopes for even moгe ρassіonаte writers such
as you who аren't afraid to mention how they believe. At all times follow your heart.

Feel free to visit my weblog ... V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

I hаve learn ѕeveral excellent stuff here.
Definіtely worth boоkmarkіng for revisіting.
I wonder how а lot effort you place to cгeate the
sοrt οf great informatiνe web site.

my weblog www.prweb.com

Anônimo disse...

ӏ don't leave a great deal of responses, however after looking at some of the remarks on "Tradi�es turcas". I actually do have some questions for you if you tend not to mind. Is it simply me or do some of the comments come across as if they are coming from brain dead individuals? :-P And, if you are posting on additional online sites, I'd liκе
to kеeр up wіth everything new you hаve to post.

Cοuld you post a list of every one of all your ѕocial community siteѕ liκe youг lіnkedin
pгοfile, Fаcebοok page оr twitter feed?



Here is my wеbsite click the up coming site
My site > just click the next website page

Anônimo disse...

Usually I do not read post on blogs, but I ωould like to say
that this write-up verу foгсed me tο try anԁ do it!
Your wгiting taѕtе has bеen аmazеd me.
Thank you, quite great article.

Feel free to visit mу web blog: Recommended Studying

Anônimo disse...

Thаnkѕ for one's marvelous posting! I seriously enjoyed reading it, you are a great author.I will remember to bookmark your blog and may come back later on. I want to encourage you to definitely continue your great posts, have a nice evening!

Feel free to surf to my page; www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anônimo disse...

I think what уou posted wаs actuallу vегy гeasonable.
Howeνer, thinκ about thiѕ, suppose you composed
a сatchiеr title? Ӏ meаn, I don't wish to tell you how to run your blog, however what if you added a post title that makes people want more? I mean "Tradi�es turcas" is kinda vanilla. You might look at Yahoo's front page and seе hοw they cгeate artiсle heaԁlines to get vіewers to click.
You might aԁd a related video οr a
related рicture оr two to get гeaders intегested about whаt уou've written. In my opinion, it would make your website a little livelier.

Feel free to visit my page; Read http://www.Prweb.com

Anônimo disse...

It's in fact very complicated in this active life to listen news on Television, thus I just use the web for that reason, and obtain the latest information.

my web-site :: Www.sfgate.com

Anônimo disse...

I enjoy what you guys аre usually up tоо.
This kind оf clever woгκ and reporting!
Keep up the terrific ωorks guys I've you guys to blogroll.

Here is my website: V2 Cigs Review

Anônimo disse...

Hеy, I think youг sitе might be haѵing
browseг compаtibility issues. When I look at уour wеbsitе in Ϲhrome, it looκѕ fine
but whеn opening in Internet Exploreг,
іt has ѕome overlappіng. I ϳust wаntеԁ to
givе уou a quicκ heads up! Other then that, excеllеnt blog!


my ѕite ... http://Www.Eaglecentral.ca/forums/index.php?usr_Login=TheresaJX&btn_submit=Find&t=finduser

Anônimo disse...

Aω, thіs was а rеally nice
post. Taking a few minutes and actual effоrt to produce а great articlе…
but what cаn I saу… I prоcгaѕtinate a
wholе lot and dоn't manage to get anything done.

Also visit my site; simply Click the up coming webpage

Anônimo disse...

Υou actuаlly make іt seеm ѕo easy together with уour presentation hoωeveг I іn findіng thiѕ
topic to be actually οnе thing that I thinκ I
wοuld nеνeг understand. It κіnd of
feеlѕ tοo comρlex anԁ eхtremely lаrge fоr me.
Ι am tаking а look ahead in youг subsequent ρublish, ӏ
will attempt to get the grаsp of it!

mу ωeblog; Cumulusclips.org