sexta-feira, abril 29, 2011

ATATÜRK: O pai da Turquia

Muito se ouviu falar em Atatürk neste trabalho. É possível achar fotos, monumentos, discursos e homenagens de Atatürk espalhados pela Turquia, mas a pergunta que fica no ar é quem foi Mustafa Kemal Atatürk. Essa figura tão importante para a Turquia tem uma história de liderança nesse país, e é importante entender, porque a imagem desse homem é tão significativa para a população turca.


Mustafa Kenal Ataturk é o nome do fundador da República Turca e quer dizer "o pai dos Turcos". Ele nasceu em uma cidade grega chamada Tessalonica em 1881.

Ataturk freqüentou uma academia militar se tornando oficial militar do Império otomano. Na Primeira Guerra Mundial, foi tenente coronel de infantaria e uma das primeiras realizações pessoais dele foi à vitória contra as tropas britânicas defendendo Gallipoli e protegendo Istambul da conquista Britânica adquirindo vitória e a fama de herói do povo Turco.

Já na Anatólia, Atatürk organizou muitas reuniões revolucionarias, e motivava a população a defender seu próprio país contra os exércitos Francês, Italiano e Grego. Ao mesmo tempo ele também começou o movimento para o estabelecimento de instituições democráticas. O objetivo principal de Atatürk era transformar as ruínas de Império otomano em uma nova república. E foi o que ele fez, com a Guerra da Independência, que acabou em 1922, trazendo o fim do sultanato e o início de uma República em 29 de outubro de 1923.

Ataturk realizou muitas reformas na Turquia. Algumas das reformas mais importantes foram:


• Mudança de alfabeto árabe para letras latinas

• Fundação de um estado secular ou laico (significando que a religião e o estado estavam separados)

• Introdução de um novo código civil (que é uma cópia do código civil suíço)

• Introdução de monogamia

• Introdução do calendário gregoriano (o calendário árabe era usado antes disto)

• As mulheres adquiriram o direito para eleger e sejam eleitas até mesmo antes de muitos países desenvolvidos

• Código de vestuário (O fez, um tradicional chapéu muçulmano, é proibido).

• O Domingo foi introduzido como um dia de descanso

• Introdução de sobrenomes familiares (anteriormente as pessoas tinham somente um nome simples)

Ataurk foi o primeiro presidente da República da Turquia e morreu no dia 10 de novembro de 1938, sendo lembrado até hoje por todos os cidadãos da Turquia

Nenhum comentário: