sábado, abril 30, 2011

4.1.2 - Istambul



Uma das mais importantes cidades da Turquia, cheia de lindos pontos turísticos, dona de paisagens lindíssimas, palácios repletos de histórias, Istambul, nome que significa em turco, antiga Bizâncio e Constantinopla, já foi referência até mesmo na fantástica imaginação da “Aquarela” de Toquinho.

Essa fascinante cidade de negócios carrega consigo a modernidade da mistura euro-asiática. Ali é possível encontrar hotéis cinco estrelas, boutiques internacionais e trânsito, como não poderia deixar de ser.

Istambul foi fundada no séc. 7 a.C. em um ponto cercado de defesas naturais, de onde era possível controlar o comércio no Bósforo. Era capital do império Bizantino até 324 quando se tornou capital do império Romano, sendo rebatizada de Constantinopla em homenagem ao Imperador. Foi capital do Império Otomano durante 500 anos.

Um dos destaques desta impressionante cidade é a Mesquita Azul. Construída entre 1600 e 1616, a Mesquita Azul tem seis minaretes e leva esse nome, proveniente de sua decoração, rica em azulejos. Em noites de Verão realizam-se belos espetáculos de som e luz. É uma das principais atrações turísticas da cidade

Outro ponto turístico importante de Istambul é o Palácio de Topkapi. O primeiro palácio dos Sultões Otomanos, hoje é um museu cheio de riquezas preciosas para os muçulmanos, que assombram os visitantes como, o diamante Kasikci, de 81 quilates, os seus tronos decorados com joias e a coleção de porcelana chinesa nas cozinhas do Palácio. Ali, é possível encontrar também fios da barba e marca do pé do profeta Maomé. O último sultão a viver ali, foi Mahmut II. Conta a história que havia para o sultão, neste palácio, um harém onde viviam suas quatro esposas oficiais e um considerável número de concubinas.


Istambul se espalha pelas duas margens do estreito de Bósforo, metade na Turquia europeia, metade na asiática, limitada ao sul pelo mar de Mármara. É dividida não só pelo Bósforo, mas também pelo Chifre de Ouro, braço de mar que forma um porto natural. Embora não seja mais a capital da Turquia, Istambul ainda é a maior e mais importante cidade do país

Um comentário:

ANNA P.M.S. disse...

viagem dos meus sonhos, ainda vou lá