sábado, abril 30, 2011

4.1.1 – Ancara


Mausoléu de Ataturk em Ankara: Fonte: http://flog.clickgratis.com.br.
Importante centro comercial da Turquia, Ancara é a capital do país. Com cerca de cinco milhões de habitantes aproximadamente, só perde para Istambul em tamanho, e localiza-se na região asiática do país, a Anatólia. É nessa cidade onde encontramos as embaixadas e corpos diplomáticos de diversos países, inclusive do Brasil. Além disso, há em Ancara grandes centros de redes de autoestradas e ferrovias, a Biblioteca Nacional, os Museus Arqueológico, Etnográfico e o das Civilizações da Anatólia.

A figura mais importante da Turquia do século XX, Kemal Atatürk tem um Mausoléu situado em Ancara, e também é um primor em arquitetura do país.

Uma curiosidade sobre Ancara é que, inicialmente esta cidade chamava-se Angora ou Engürü, graças às Lãs valiosas de uma raça de carneiros (mohair), uma raça única de gatos (gato angorá) e a um tipo de coelho branco, todos bastante comuns por ali na época.

Ancara é a cidade dos sítios arqueológicos hititas, frígios, gregos, romanos, bizantinos e otomanos da Turquia. É possível visitar nesta cidade, famosas ruínas da arquitetura grega, romana e bizantina, como o do Templo de Augustus, que leva em suas paredes, a inscrição funerária dele que foi o primeiro imperador romano daquela região.

No passado, os gregos utilizavam esta cidade como centro comercial a fim de negociar bens com Crimeia, Armênia, Geórgia, Assíria, Chipre, Líbano e Pérsia.

Ancara substituiu Istambul (antiga Constantinopla) como a capital da Nova República da Turquia em 13 de Outubro de 1923. Depois disso, a cidade foi dividida em duas regiões: a região antiga denominada Ulus (nação) e uma nova região chamada Yenisehir (cidade nova).

A nova região, agora centrada em torno de Kizilay, tem os traços de uma cidade mais moderna: ruas largas, hotéis, teatros, centros comerciais e prédios. Os edifícios governamentais e as embaixadas localizam-se nesta nova região

Nenhum comentário: