sábado, abril 30, 2011

2.8 – PONTOS IMPORTANTES DA ECONOMIA TURCA

Alguns pontos da economia turca não podem ser desconsiderados. Um deles é a própria moeda. A moeda da Turquia se chama Lira Turca. Seu código é o TRY. Uma Lira Turca equivale aproximadamente US$ 0,66.

O Banco Central da República da Turquia fica em Ancara, capital do país. Seu principal objetivo é alcançar e manter a estabilidade de preços. O Banco Central da República da Turquia, determina a seu critério a política monetária que deve implementar e os instrumentos de política monetária que vai usar para atingir e manter a estabilidade de preços.

De acordo com informações da Expo Turquia, as políticas monetárias implantadas pelo Banco Central da República da Turquia, apoiadas pelas prudentes políticas fiscais do governo durante o período de 2001-2006, levaram a uma dramática queda da inflação para níveis de um só dígito em 2005, pela primeira vez após um longo período de 30 anos de taxas de inflação cronicamente elevadas. Ou seja, o Banco Central turco conseguiu reduzir a taxa de inflação média anual de 54,4% em 2001 para 8,2% em 2005. O Banco Central turco conseguiu manter a taxa de inflação média anual em 6,5% em 2009.

2.8.1 - Inflação.

O Índice de inflação na Turquia é alto, de quase 9% anuais. Segundo informações do site netmarinha.com.br, o vice-presidente da Câmara de Comércio de Istambul diz que a Turquia já está acostumada com esse tipo de inflação alta.

O último IPC (Índice de preço ao consumidor) refere se ao mês de Julho e seu valor é de 7,577% na base anual e -0,480% na base mensal
 
Conforme é possível notar, o IPC da Turquia tem melhorado muito de alguns anos para cá. O Índice de preço ao consumidor chegou a 56,329 % em 2001. Esse valor caiu para até 5.076% em 2009. O que é benéfico, pois uma inflação alta faz com que a população perca a confiança na sua moeda, e a economia do país torna-se menos interessante para investidores estrangeiros. Nos dias atuais, esse é um dos aspectos mais marcantes da evolução recente da economia turca, a diminuição substancial da inflação em um ambiente de forte crescimento com os preços da energia crescentes. A taxa de inflação anual baixou de nível de cerca de 70 por cento no início de 2002 para um único dígito, 9,1% desde maio de 2010.

Nenhum comentário: