sábado, abril 30, 2011

2.7 – INFRAESTRUTURA E ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO

A Turquia é atualmente o 31º maior importador do mundo, e se situa no ponto de encontro de importantes rotas comerciais entre a Europa e a Ásia. Além disso, possui muitas rodovias entre o ocidente e o oriente. Seu setor de transportes é composto por atividades terrestres, marítimas, aéreas, ferroviárias, além de sistemas de dutos de gás natural para fornecimento, especialmente para a Rússia e o Irã, e um oleoduto para o Iraque. O oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan (BTC), capaz de transportar um milhão de barris por dia, transformou a Turquia em importante país de trânsito do produto.

A maior parte do transporte de carga nacional é realizada através de rodovias. Enquanto o escoamento da produção turca se faz em 90% das rodovias terrestres, apenas 4%, 2% e 1% da quota de transporte é realizado via ferrovia, hidrovia e via aérea respectivamente. Isso acontece graças à investimentos prioritários feitos na construção de estradas desde a década de 90.

O maior aeroporto e porto de importação e exportação da Turquia fica em Istambul. Por isso, essa cidade é considerada o centro de conexão das linhas aéreas e marítimas internas e externas. Do ponto de vista marítimo, a Turquia é um país rodeado por mares de todos os lados. Três, precisamente. São 8.430 km de faixa litorânea, 15 portos principais, 30 desembarcadouros municipais e 35 desembarcadores especiais, para complexos industriais. Grande parcela do tráfego de cargas é movimentada pelos portos Samsun, Haydarpasa, Derince, Bandirma, Izmir, Mercin e Iskenderun. Isso faz da Turquia um país com importantes pontos de escoamento de produção por vias marítimas, principalmente para os países euro-asiáticos.

O principal porto controlado pela Turquia é o do Estreito de Bósforo, em Istambul. É uma espécie de autoestrada para petroleiros, navios de carga e mesmo de passageiros, porque faz ligação entre o Mar Negro, o Mar de Mármara e a cidade de Istambul. Este têm uma função vital na economia da Turquia, a movimentação de carga transportando matérias-primas industriais, materiais semi-acabados, produtos químicos, aço e petróleo. O Mar de Mármara é também a única ligação entre o Mar Negro e o Mediterrâneo até dois estreitos, e é, portanto, uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. Outro grande porto turco fica em Iskenderun, e trata 75% das exportações de aço da Turquia. Já o Porto de Mersin é um dos principais portos do Mediterrâneo oriental para exportação de produtos do sudeste da Anatólia.

A Infra-Estrutura atual da Turquia encontra-se da seguinte maneira:

• Aeroportos: 99 (2010), sendo 88 com pistas pavimentadas e 11 não pavimentadas. A capacidade de manipulação de cargas aéreas é de 1,7 milhões de toneladas / ano

• Encanamentos: gás 10.630 km, óleo de 3,636 km (2009)

• Ferrovias: 8,697 km. (2008)

• Rodovias: 352,046 km, sendo 313,151 km pavimentados (inclui 2,010 km de vias expressas) e 38,895 km não pavimentados. (2008).

• Marítimos: 1,200 km, sendo constituída de 612 marinhas mercantes, 101 graneleiros, 281 para cargas, 70 petroleiros químicos, 1 de combinação minério / óleo, 35 para recipiente, 7 de gás liquefeito. 51 de passageiros e carga, 31 petroleiro somente de petróleo, 1 para carga refrigerada e 2 petroleiros especializados. Acapacidade de transporte de cargas por vias marítimas é de 309,4 milhões de toneladas / ano

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