sábado, abril 30, 2011

5 - DADOS CULTURAIS E HISTÓRICOS

A Turquia é um país no mínimo singular, a começar por sua localização, que o transforma em um país de dois continentes.

O segundo maior país da Europa pela população e área, serviu de cenário para muitas das passagens importantes das Escrituras Sagradas, e existe desde 9.000 AC sendo berço de pelo menos 17 civilizações.

Com tantos anos de existência, a Terra da irmandade das religiões só poderia ter muitas histórias para contar. Histórias que viraram lendas, que viraram filmes, e até histórias registradas em ruínas e belas paisagens que colocam a Turquia na posição de 7° país mais visitado pelos turistas no mundo inteiro.

São esses e outros dados históricos e culturais relevantes sobre a Turquia, que conheceremos um pouco mais nos próximos subtítulos.



5.1 – PRINCIPAIS COMEMORAÇÕES E FERIADOS



Grande parte dos feriados e pontos facultativos na Turquia é baseada em certos calendários religiosos e costumam sofrer variações locais devido a interpretações diferentes entre autoridades religiosas ou mudanças repentinas na data por entrarem em conflito com outro feriado baseado em outro calendário, ou por superstições, quando surgem acontecimentos que tornam a comemoração inapropriada. Normalmente as empresas de viagens instruem seus clientes quanto às datas de feriados e comemorações da época de sua visita.

Entretanto, vamos listar abaixo, os feriados oficiais dispostos no site oficial da embaixada da Turquia no Brasil.

5.1.1 - Dia 23 de abril – Comemoração da independência.



Até 1870, a Turquia permanecia sob o poder do Império Otomano. Entretanto, ainda neste ano, instituiu-se um parlamento. A Turquia, que permaneceu ao lado da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, viu seu território dividido entre os aliados com a derrota.

No Tratado de Sèvres, de 1.920, o país foi dividido entre Inglaterra, Itália, França, Grécia e Arménia. Istambul e os estreitos estavam sob o comando comum Britânico-Francês-Italiano. De uma maneira geral, da Turquia faziam parte somente a Anatólia central e uma parte da costa do Mar Negro.

Surge na história da Turquia, uma importante figura histórica, o General Mustafá Kemal. Chamado de Ataturk, ou pai da Turquia, esse líder dirigiu-se a Samsun e reuniu os representantes locais de todo o país com os quais fundou um governo. Também formou um exército composto de tropas otomanas e de camponeses que conseguiram expulsar as forças gregas e as violentas forças armênias, que abusavam de civis entre mulheres, crianças e idosos. Após inúmeras guerras, conseguiu a Independência do país e assinou o Tratado de Lausanne, em 1.923, que reconhecia internacionalmente a Turquia como país independente estabelecia suas as atuais fronteiras.



5.1.2 - Dia 19 de maio – Comemoração de Ataturk



Esse dia é comemorado na Turquia, pois foi o marco no início do processo de independência do país.

Assim que Mustafa Kemal, o Ataturk, que sempre teve participação ativa no movivento de Independência turca, foi nomeado inspetor-geral encarregado de supervisionar a desmobilização das unidades militares otomanas e organizações nacionalistas restantes, ele partiu da capital otomana rumo a cidade de Samsun, no dia 19 de maio de 1919, tendo como objetivo de estabelecer um movimento organizado de resistência contra as forças ocupantes. Ali, ele reuniu representantes locais de diversos lugares do país. Foi ali que ele declarou, juntamente com um grupo de amigos próximos, que a o fim da ocupação da Turquia pelos aliados estava próximo. Por esse motivo, Ataturk sofreu diversas perseguições pelo governo otomano. Não desistiu, porém de seus intentos e no ano de 1923 conseguiu a Independência.



5.1.3 - 30 de agosto – Dia da vitória.



Em 30 de agosto é celebrada a vitória contra os gregos em 1922 na Batalha de Dumlupınar. A guerra, que se iniciou no dia 22 de agosto de 1922, foi uma das guerras do processo de Independência da Turquia, iniciada em 1919, sob o comando do General Mustafa Kemal Atatürk.

Teve fim no dia 30 de agosto do mesmo ano, com a vitória dos turcos, e a partida dos gregos da região de Anatólia. Essa conquista militar abriu espaço para a formação da Turquia moderna. Desde então todo ano, no dia 30 de agosto, milhões de cidadãos turcos hasteiam a bandeira da Turquia para lembrar aqueles que arriscaram e deram suas vidas pela pátria.



5.1.4 - 29 de outubro – Dia da República.



Os limites atuais da Turquia foram traçados em 1923, na Conferência de Lausanne. O país se tornou uma República no dia 29 de outubro, com início das reformas de Kemal Atatürk, até então presidente e líder que revolucionou por completo o Estado turco, separou o estado da Igreja, apostou na constituição de um parlamento representativo e trouxe a Turquia para o mundo ocidental. Por isso essa data é comemorada como feriado nacional.

Nenhum comentário: