sábado, abril 30, 2011

2.3 – PRINCIPAIS SETORES ECONÔMICOS E PRINCIPAIS PRODUTOS

Os principais setores de atividades econômicas da Turquia são Agricultura, Pecuária, Mineração, Indústria e Turismo.



2.3.1 - Agricultura, Pecuária e Indústria alimentícia.



A Turquia é um país de origem basicamente agrícola, um setor que exerce um papel importante na geração de empregos, no desenvolvimento industrial do país e no crescimento do PNB turco. De fato, cerca de 35% da população turca vive de agricultura.

Em termos de exportação, a agricultura é o maior fornecedor de produtos agrícolas para diversos países africanos e orientais. Um dos fatores que contribuem para o excelente desempenho agrícola do país são as condições climáticas e ecológicas naturais.

Alguns dos principais produtos agrícolas, principalmente de exportação, são avelãs, nozes, sultanas, damascos e figos secos. A Turquia também é rica na produção de cereais e legumes, algodão em pluma (a sexta maior produção mundial), trigo, cevada, tomate e beterraba. Ela é o 7º produtor mundial de trigo, sendo a cevada, aveia, centeio, milho e arroz, os cereais produzidos em quantidades significantes na Turquia.

Além disso, alguns dos setores mais importantes da agricultura e agroindústria da Turquia são as frutas e legumes processados. A Turquia é o 3º maior produtor e exportador mundial de massa de tomate, com 240.000 toneladas de produção e 105.000 toneladas de exportação em 2007, sendo que as receitas das exportações de massa de tomate alcançaram US$ 150 milhões em 2008. Também produz massas e derivados da indústria de moagem, confeitaria de açúcar, chocolate e produtos do cacau. O tabaco é um produto importante do setor agrícola da Turquia. A Turquia é o maior produtor de fumo do tipo oriental do mundo.

Igualmente importante entre os países produtores de óleo vegetal, é a produção da Turquia, em grande quantidade e qualidade.

A pecuária turca inclui bovinos, ovinos em menor escala, caprinos e aves. Apesar da elevada população de animais na Turquia, o setor pecuarista não exerce tanta importância na exportação de carnes, mas é muito importante na produção de matéria prima para indústrias têxteis da seda, lã e de couro.

Além disso, a Turquia é a maior produtora de leite e laticínios da região, com saborosos e variados tipos de queijos que fazem do país, um dos mais valorizados produtores do derivado. Algumas das especialidades turcas são o queijo Van Otlu (com ervas), queijo de Mihaliç, queijo Esmirna Tulum, queijo Erzincan Tulum, o queijo branco turco tradicional e o queijo salgado Diyarbakir Örgü, o queijo mozzarela e o Kashkaval.



2.3.2 - Mineração



Atualmente 53 minerais diferentes são extraídos na Turquia. Os principias são o borato, a cromita, a magnesita, o mármore, o granito, a pedra-pomes, o perlito, a barita, a bentonita e o feldspato. Entretanto, os mais importantes produtos de mineração para exportação, são o mármore, o bórax, a cromita e a magnesita.

No âmbito mundial, a Turquia detém dois terços das reservas de borato do mundo, produz 6% da mineração mundial de cromita e possui 25 milhões de toneladas de reservas de cromita. 40% das reservas mundiais de mármore são turcas. Esse número dá a Turquia, a capacidade de suprir as exigências por mármore do mundo inteiro.



2.3.3- Indústria



A indústria ocupa pouco mais de 23% do PNB, isto é, e este setor é responsável por um quinto do produto interno bruto. Dez por cento da mão de obra turca está empregada na indústria.

De acordo com o Projeto Expo Turquia no Brasil, as indústrias tais como automotiva, ferro e aço, têxteis e vestuário, móveis, eletrônicos de consumo, químicos, construção naval, materiais de construção, agricultura e alimentos são as grandes indústrias que constituem a espinha dorsal da economia turca. O setor têxtil é conhecido mundialmente como a coroa de glória turca. Isso porque mais de 70% dos produtos têxteis são de exportação, o que faz da Turquia um dos lideres mundiais nesse campo. Principalmente a produção de lã e algodão deu ao setor têxtil o maior crescimento industrial durante as décadas de 1960 e 1970. A participação deste setor no PNB do país é cerca de 10%. A Turquia produz e exporta todos os tipos de fios, tecidos, roupas e produtos prontos para diversas partes do mundo. Entretanto, a indústria de ferro, aço e maquinários obtiveram números surpreendentes de exportação entre os anos de 2008 e 2009. A Turquia é hoje, um dos maiores produtores de aço do Oriente Médio. No volume de produção de ferro e aço, a Turquia é o 9ª maior do mundo e o 2º maior produtor na Europa com uma capacidade de produção anual total de 40 milhões de toneladas.

Dos produtos da indústria de ferro e aço, os mais exportados são materiais fundidos, canos e tubos de aço, e itens grandes como maquinários e veículos ferroviários. A indústria de fundição e forja da Turquia é a 5ª no ranking da Europa e 14ª no mundo, com cerca de 1,3 milhões de toneladas de produção por ano. A Turquia exporta produtos de ferro e aço a mais de 185 países.

A indústria química turca com sua moderna tecnologia e produtos diversificados, inclui na produção, petroquímicos, químicos inorgânicos e orgânicos, fertilizantes, tintas, produtos farmacêuticos, sabões e detergentes, fibras sintéticas, óleos essenciais, cosméticos e produtos de cuidado pessoal, além de estar inserido também, na cadeia de fornecimento para indústrias nacionais, especialmente dos setores têxtil e automobilístico.

Um setor que vem alcançando destaque significativo na Turquia é o automobilístico principalmente para a Alemanha, principal importador de peças automobilísticas da Turquia, com cerca de 20% das exportações anuais.

Além disso, a Turquia está entre um dos poucos países importantes na produção de materiais de construção. É a 2ª maior produtora da Europa e a 4ª maior do mundo. Sua produção é tão significativa que é de qualidade reconhecida internacionalmente, atende à demanda doméstica, e supre as necessidades globais. Seus principais produtos são cimento, ferro e aço, plásticos, tijolos, louças, materiais de construção de alumínio, cerâmicas, vidros, tintas, pedras naturais, equipamentos elétricos, unidades de aquecimento e ar condicionado etc. A Turquia também é o 6º maior produtor de tintas e o 2º maior produtor de perfis PVC na Europa, após a Alemanha.



2.3.4 - Turismo



Um dos pontos essenciais da economia turca está no setor terciário, especialmente desenvolvido em zonas de grande densidade urbana. Mais de 60% dos turcos vive de serviços, sendo que o turismo é uma das mais importantes atividades da área. O site de viagens Portal São Francisco afirma que por ano, são mais de 10 milhões os turistas que procuram conhecer um pouco mais da realidade turca. São várias as possibilidades de entretenimento, quando se vai à Turquia. Entre as possibilidades estão, passeios históricos, já que a Turquia é a Terra de algumas das cidades mais antigas do mundo, praias, piscinas termais, passeios de inverno, religião, negócios, golfe, iates, montanhas, mergulho, balonismo etc.

A Turquia é o 7º país mais visitado do mundo, e seus visitantes podem desfrutar de um dos 35 hotéis cotados entre os cem melhores entre todos os países. Um dos dois hotéis de "sete estrelas" do mundo fica na cidade de Antalya, na Turquia, o outro está em Dubai.

Alguns dos lugares mais famosos da Turquia são as piscinas naturais de Pamukkale, as ruínas de Tróia, a famosa Capadócia e seu tradicional balonismo, além das magníficas mesquitas espalhadas por toda a Turquia. Mais a respeito de alguns desses pontos turísticos serão explanados nos capítulos à frente, no tópico “PRINCIPAIS CIDADES

Nenhum comentário: