sábado, abril 30, 2011

1 - INTRODUÇÃO

Quando nos foi incumbida à responsabilidade de fazer um trabalho sobre a Turquia, reconhecemos que a reação imediata, foi um tanto preconceituosa, em detrimento de todas as notícias as quais estamos acostumados a ouvir sobre os países do Oriente Médio. Entretanto, a Turquia, como um dos países integrantes do G20, tem sido alvo de reportagens econômicas diversas, principalmente nos últimos meses, em que este país, tem mantido tratos cada vez maiores com o Brasil, concernentes à área de comércio exterior.


A Turquia é um país surpreendente. Repleto de cidades antigas e paisagens encantadoras, o país euroasiático vai, aos poucos, nos fazendo mudar de ideia, principalmente após nos aprofundarmos em sua história, e à medida que estudamos mais sobre sua cultura e economia.

Ao falar da economia turca, se faz necessário avaliar seu desempenho no que tange ao cenário antigo em comparação com o cenário atual. Os números desenvolvidos pela Turquia ao longo dos anos, em busca de sua aceitação na União Europeia são dignos de nota.

Os dados político-administrativos também são interessantes, mas não diferem muito do quadro que vemos em diversas economias mundiais, salvo algumas exceções.

Quanto aos dados geográficos e sociais, é possível afirmar que a Turquia é um país um tanto quanto curioso, não só pela sua posição no mapa, que por si só, renderia uma monografia completa, mas também, por seus belos pontos turísticos e clima que percorre entre o ameno e o extremo, além da população em constante expansão e o Índice de Desenvolvimento Humano elevado.

Para finalizar, não é possível falar da Turquia, sem mencionar seus atípicos dados culturais e históricos, que transformam este país, num dos mais interessantes para se estudar e conhecer.

Este trabalho faz um passeio por todos os itens destacados, e busca de forma detalhada, explicar quais os motivos que colocam a Turquia no ranking das 20 maiores economias do mundo.

Nenhum comentário: